top of page

Cargueiro 'gigante' chega ao Porto de Santos e interrompe travessias de balsas

A chegada de um cargueiro gigante ao Porto de Santos, no litoral de São Paulo, na quarta-feira (31), vai interromper as travessias de balsas entre Santos e Guarujá por volta das 10h. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), a paralisação atende a uma norma da Marinha do Brasil, que determina que as balsas permaneçam atracadas.


O cargueiro MSC Natascha XIII, de bandeira da Libéria, na África, tem 366 metros de comprimento e 48 metros de largura. Ele saiu do Porto de Paranaguá (PR) e vai acessar um terminal no cais santista. Uma nova interrupção esta prevista para quinta-feira (1), na partida da embarcação -- o horário ainda não foi informado pela Marinha.


Ainda segundo a Semil, como a operação não depende do controle do Departamento Hidroviário (DH), que é responsável pelo serviço de balsas, não há previsão para a retomada das travessias de veículos e pedestres.


Outras manobras


A paralisação da travessia de balsas para manobras de embarcações de grande porte já ocorreram outras vezes no Porto de Santos. Em março de 2022, o navio mercante M/V APL Dublin, com 347,29 metros de comprimento e 45,28 metros de largura esteve no Porto de Santos.


Em novembro de 2022, o navio APL Yangshan, que tem 347,09 metros de comprimento e 45,27 metros de largura também passou pelo cais santista. A embarcação é de Singapura e seguiu para o Porto de Paranaguá.







Fonte: G1

Comments


bottom of page