O navio-veleiro Cisne Branco atracou no Cais da Marinha, dentro do Porto de Santos, na manhã de sexta-feira (26). A embarcação estará aberta para visitação da população da região da Baixada Santista neste domingo (28). Segundo a Marinha do Brasil, após a estadia em Santos, o Cisne Branco retornará para o Rio de Janeiro.
Por volta das 8h, uma das mais belas embarcações da Marinha do Brasil arriou as velas e atracou na sede da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP).
O Cisne Branco é um navio de representação da Marinha do Brasil que em uma temporada faz uma turnê internacional e em outra, um giro pela costa brasileira. Neste ano, está percorrendo portos brasileiros do Sul e Sudeste, em um tour chamado Brasil 2023, no primeiro semestre.
“Estivemos em Itajaí, Rio Grande, Porto Alegre, São Francisco do Sul, Paranaguá e agora finalmente em Santos. Uma grande oportunidade da nossa sociedade conhecer melhor o navio e poder assim fomentar um pouquinho mais a mentalidade marítima”, declarou o Capitão de Mar e Guerra e Comandante do Cisne Branco, Sérgio Tadeu.
O comandante do Cisne Branco comentou que um dos objetivos do tour realizado pela embarcação é poder aproximar a sociedade com as atividades em alto mar e divulgar a mentalidade marítima.
“A missão de realizar instrução marinheira a fim de divulgar a mentalidade marítima é um ótimo instrumento para aproximar a sociedade e conhecer um pouco mais das mais caras e nobres tradições da Marinha. O navio faz essa viagem, foi decidido permanecer no Brasil, para que a gente possa aproximar mais a sociedade e tem sido um ótimo instrumento de contato com a sociedade”, analisou.
O navio estará aberto para visitação gratuita do público. O período para visitas no domingo ocorre a partir das 8h30 e seguirá até as 16h, na sede da Capitania dos Portos, na Avenida Engenheiro Ismael Coelho de Souza, s/n°, no bairro Macuco.
“É sempre uma alegria estar no maior porto do país, somos sempre muito bem recebidos e requisitados. As pessoas vão poder visitar o convés do navio,poder admirar as belezas do navio, que é uma réplica de um Clipper no final do século IX. Um navio de três mastros, armando em galera, mastro principal tem 45 metros que é como se fosse um prédio de 15 andares. Então, vai ser muito interessante poder receber a sociedade, é uma ótima opção de entretenimento”, finalizou o comandante.
O capitão dos Portos de São Paulo, capitão de mar e guerra Robledo de Lemos Costa e Sá reforçou a parceria da Marinha com a população santista, em mais uma ação de promover uma visitação a uma importante embarcação.
“Somente a confirmar essa parceria de longa data que a Marinha tem com a sociedade santista, podendo brindar com essa visitação pública. Tragam a família, amigos, para visitar o navio, descobrir as aventuras e conhecer as atividades que o navio conduz quando se faz ao mar. A arte marinheira precisa ser constantemente divulgada uma vez que o brasil é um país marítimo por vocaão”, disse.
Assim como ocorreu durante a visitação do Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico (A140), durante as festividades do aniversário da Cidade de Santos, a entrada será gratuita, mas a Capitania dos Portos novamente estará arrecadando alimentos não perecíveis e também fraldas descartáveis, que serão destinados a instituições beneficentes da Baixada Santista.
História
Terceiro navio a ostentar esse nome, o Cisne Branco foi construído em Amsterdã, na Holanda, pelo estaleiro Damen e sob a supervisão da Marinha brasileira. Teve sua quilha batida em 9 de novembro de 1998 e foi lançado ao mar e batizado em 4 de agosto de 1999.
Segundo a Marinha, o Cisne Branco exerce funções diplomáticas e de relações públicas. A sua missão é representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, divulgar a mentalidade marítima e preservar as tradições navais.
Agenda
O Cisne Branco permanecerá no Porto de Santos até o próximo dia 2, quando retornará para o Rio de Janeiro. A partir do mês de julho, a Marinha retomará com a segunda fase do tour, que se iniciará pelo Litoral Norte de São Paulo e seguirá para os principais portos do Nordeste e do Norte do Brasil.
Fonte: BeNews
Comments