O concurso público do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO), que aconteceu neste domingo (9) em várias cidades do litoral de São Paulo, foi paralisado após divergências entre a quantidade de questões na prova e do caderno de resposta. O processo seletivo era para preencher 50 vagas imediatas e mais 20 vagas para formação de cadastro de reserva para o quadro de Trabalhador Portuário Avulso - Categoria Consertadores.
Em entrevista ao g1, uma das candidatas a vaga, que preferiu não ser identificada, contou que estava fazendo a prova em Santos e, quando foi preencher o caderno de resposta, percebeu que estava faltando uma alternativa. "A prova tinha cinco letras como opções de marcação de resposta, da letra A até a letra E. No caderno de resposta tinha apenas quatro letras, do A ao D", explicou ela.
Ainda de acordo com a mulher, muitos candidatos reclamaram e foram deixando as salas. "Foi uma confusão. As pessoas do instituto responsável não sabiam informar o que estava acontecendo. Todo mundo falando alto. Os candidatos deixaram as salas dos colégios e não concluíram o exame. Saímos todos prejudicados", contou.
Outro candidato, que preferiu não ser identificado, contou a reportagem que fez o concurso em Guarujá. Segundo ele, as provas foram realizadas também em Santos, São Vicente, Cubatão e Praia Grande.
"A orientação dos coordenadores aqui de Vicente de Carvalho era que os candidatos escrevessem de caneta a alternativa correta. Só que a prova ia ser corrigida pelo computador e daria erro. Aqui ninguém aceitou e saiu da sala", disse ele.
Instituto
O g1 procurou o Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP), que informou que suspendeu a aplicação da prova do dia 9 de outubro, após verificar a existência de problema técnico na impressão dos cartões de resposta.
O IDCAP disse ainda que assume a responsabilidade pelo problema técnico e informa a todos os candidatos que as provas serão reaplicadas. Os interessados no processo seletivo deverão acompanhar as informações pelo site.
O OGMO Santos informou, por meio da sua assessoria, que irá apurar as informações.
Concurso
O concurso do Ogmo foi aberto em agosto para o processo seletivo privado para preencher 70 vagas, sendo 50 com contratação após aprovação das fases do concurso e 20 vagas para formação de cadastro de reserva. As vagas eram para o quadro de Trabalhador Portuário Avulso - Categoria Consertadores Cadastrados do OGMO/Santos e as inscrições eram no valor de R$ 146,25.
De acordo com o edital, a prova de questões objetivas tinham cinco alternativas (A, B, C, D, E), sendo apenas uma correta. As perguntas eram de língua portuguesa, matemática, noções básicas de língua inglesa, informática básica, noções básicas de legislação portuária e conhecimentos específicos.
Fonte: G1
Comentários