Obras estruturantes para a Baixada Santista estão entre as dez metas definidas pela Autoridade Portuária de Santos (APS) e aprovadas pelo Conselho de Administração (Consad). Entre elas, destaque para a construção do túnel Santos-Guarujá, a revitalização dos armazéns 1, 2, 3 e 7, o lançamento do edital de serviços permanentes de dragagem, a remodelação da Avenida Perimetral da Margem Esquerda, em Guarujá, o terminal STS10 e a Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips).
O Consad aprovou os objetivos desenhados pelo presidente da APS, Anderson Pomini, e os diretores da estatal em reunião realizada em 23 de maio. Além disso, nove metas anteriores acabaram mantidas. O detalhamento das ações deve ser apresentado por Pomini à imprensa na próxima terça-feira.
Segundo Pomini, em nota, as obras de infraestrutura elencadas vão ao encontro das orientações do Ministério de Portos e Aeroportos. “Incluímos 10 novas metas, que atendem às orientações do ministro Márcio França para melhorar a relação Porto-Cidade. E fizemos questão de, ao mesmo tempo, dar ainda mais atenção aos temas de caráter operacional para melhorar e garantir o funcionamento e expansão do maior porto do Hemisfério Sul”.
A realização de estudos para a revisão do projeto da segunda fase da Avenida Perimetral em Guarujá atende a reivindicações da comunidade portuária e da população, de acordo com a APS. Além disso, o encaminhamento do relatório técnico da modelagem do STS10 e o início dos investimentos da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips) também foram incluídos.
Em relação à revitalização dos armazéns 1, 2, 3 e 7, há tratativas para a transferência do Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, hoje administrado pelo Concais, para o local. Além disso, na quarta-feira, em audiência pública sobre o projeto Parque Valongo, o diretor de Desenvolvimento, Negócios e Regulação da APS, Eduardo Lustoza, afirmou haver a intenção de se transferir o Museu do Porto, hoje situado nas dependências da companhia, no Macuco, para essa área.
Conforme a Autoridade Portuária, as metas integram os seis temas prioritários da estatal: integração Porto-Cidade, melhoria da infraestrutura, valorização dos trabalhadores, aprimoramento da governança, transformação digital e expansão sustentável do Porto de Santos.
Saiba mais
Metas de 2023
- Túnel Santos
- Guarujá- Dragagem
- VTMIS
- Avenidas Perimetrais
- Reaberturado Museu do Porto
- Visitação nas áreas portuárias
- Revitalização do Valongo
- PDZ – clusterização
- Expansão do modal ferroviário
- PDZ – aumento de capacidade
Metas de 2022
- Transparência
- Relatórios para o Consad
- Balanços trimestrais
- Máximo de 2% de hora extra da folha de pagamento
- Ética e Integridade
- Serviços digitais
- Gestão de carreiras
- Regularização fundiária- Modal ferroviário
Fonte: A Tribuna
Comentarios