Dois contêineres de um terminal localizado no Porto de Santos caíram no mar durante a passagem de uma forte ventania no Litoral de São Paulo na noite de quarta-feira (13). A Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que a navegação pelo canal do porto ficou suspensa por 3h30 em razão do mau tempo.
Segundo a Capitania dos Portos do Estado de São Paulo (CPSP), o incidente foi registrado às 23h15. Os dois contentores, que de acordo com a APS estavam vazios, estavam no pátio da Ecoporto, na margem direita do cais santista. A Marinha informou que as fortes rajadas de vento e a agitação do mar causaram o incidente.
A Defesa Civil de Santos, assim como a Defesa Civil do Estado, informaram através de seus boletins de que os ventos durante à noite chegaram até 83 quilômetros por hora.
A Autoridade Portuária informou que a navegação pelo canal ficou suspensa das 23h15 até às 2h45 de quinta-feira (14).
Ainda de acordo com a APS, um dos contêineres foi içado pelo terminal durante a madrugada. Já o segundo contentor deslocou-se e estava submerso junto à Ilha Barnabé, na margem esquerda do estuário.
A Autoridade Portuária informou, em sua última atualização no início da noite de quinta, que o contêiner submerso está amarrado ao cais para evitar novo deslocamento e sua retirada do mar será feita por equipe contratada pelo terminal responsável, após a aprovação do plano da operação pela Capitania dos Portos.
A empresa pública gestora do Porto de Santos reforçou que as operações portuárias não foram prejudicadas. Por fim, a Autoridade Portuária informou que equipes da Guarda Portuária mantêm patrulhamento marítimo no local.
O BE News procurou o Grupo EcoRodovias, responsável pelo terminal Ecoporto, mas ninguém se manifestou até a publicação desta matéria.
Fonte: BeNews
Comments