Os cruzeiros marítimos voltarão a ser realizados na costa brasileira a partir deste sábado (5). Após dois meses de suspensão provisória devido a casos de covid-19 nas embarcações, o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia Brasil) confirmaram o retorno das viagens para daqui a dois dias.
No último dia 25, o Ministério da Saúde havia divulgado que a retomada ocorreria na próxima segunda-feira, mas a data acabou atualizada pela pasta do Turismo. Duas partidas estão programadas para o Porto de Santos no próximo final de semana. Pela programação do Terminal de Passageiros Guisfredo Santini, administrado pelo Concais, os primeiros navios a partir do cais santista serão o MSC Seaside, no sábado, e o MSC Splendida, no domingo, ambos às 20 horas.
A outra empresa que atua na temporada 2021/2022 de cruzeiros marítimos no país, a Costa Cruzeiros, confirmou que o reinício das atividades dela ocorrerá em 14 de março, com a primeira partida do Costa Diadema também programada para Santos, em uma viagem de sete noites que passará pelas cidades de Itajaí, Rio de Janeiro e Búzios.
“A decisão de retomar a temporada de cruzeiros foi tomada a partir do alinhamento das autoridades competentes junto ao setor de cruzeiros, estados e municípios envolvidos, com o intuito de zelar pela segurança de turistas e tripulantes. Este é um segmento importantíssimo para a geração de emprego e movimentação da economia no Brasil. Teremos mais de um mês para aproveitar a temporada, claro, de forma segura, respeitando todos os protocolos sanitários”, ressaltou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
Segundo a Clia Brasil, em nota, o setor de cruzeiros é vital para a recuperação econômica global e tem grande impacto na economia brasileira. “No Brasil, a última temporada realizada (2019/2020) trouxe um impacto de R$ 2,24 bilhões para a economia nacional e gerou cerca de 34 mil empregos, envolvendo uma extensa cadeia de setores, entre eles comércio, alimentação, transportes, hospedagem, serviços turísticos, agenciamento, receptivos e combustíveis”.
“Estamos prontos para navegar, oferecer experiências únicas e impactar positivamente a economia do País”, destacou, também em nota, o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz.
Protocolos
A continuidade da temporada, segundo o Ministério do Turismo, foi autorizada pelo Ministério da Saúde “diante de uma nova avaliação do cenário epidemiológico de covid-19 no país". De acordo com a pasta, “os protocolos de saúde foram revistos e o Ministério da Saúde publicou uma nova portaria, com ajustes necessários, de acordo com o atual cenário epidemiológico do Brasil”.
De sábado até 18 de abril, 19 roteiros passarão por oito destinos de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, incluindo Balneário Camboriú, Itajaí, Porto Belo, Santos, Ilhabela, Rio de Janeiro, Angra dos Reis/Ilha Grande e Búzios.
A temporada estava suspensa desde 3 de janeiro, após casos em navios que navegavam pela costa nacional. Desde então, o setor alega que os cruzeiros são o único segmento do turismo que exige uma abordagem robusta em várias camadas aos protocolos de saúde e segurança, incluindo testes negativos antes do embarque, testes regulares da tripulação, limpeza contínua dos espaços públicos e quartos de hóspedes/tripulação, uso de máscaras e distanciamento social.
Fonte: A Tribuna
Comments