top of page

Debate sobre Antaq reúne autoridades em Santos

A Antaq e sua atuação ao longo de 20 anos de existências são os temas centrais do encontro que acontecerá nesta terça-feira, a partir das 14 horas, no auditório do Grupo Tribuna. No Summit Antaq 20 Anos – A Regulação do Setor Portuário, são esperadas diversas autoridades e especialistas no setor em Santos, entre elas os ministros da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.

“O Porto de Santos, ao longo dos anos, sofreu por inúmeras questões e ter a oportunidade de celebrar 20 anos de uma agência com protagonismo dentro das operações e dos negócios portuários é de se admirar. A Antaq vem desempenhando um papel fundamental dentro de todo esse processo, afirma o empresário e mediador do encontro, Maxwell Rodrigues.

Para ele, a oportunidade de reunir um grupo importante de participantes em um mesmo debate é importante para valorizar o Porto de Santos. “Também haverá a homenagem a todos os ex-diretores que contribuíram para que essa agência chegasse a um estágio tão importante dentro desse setor, que movimenta um terço da balança comercial do nosso País”, acrescenta.

EFICIÊNCIA E APRIMORAMENTO

O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, lembra que a agência viveu importantes transformações em sua história, o que trouxe novas atribuições. Uma consequência disso é a evolução em termos de gestão e governança.

“O Tribunal de Contas da União tem o IGG (Índice de Governança, Organização e Gestão Pública) para medir os resultados das entidades da administração pública quanto à governança e à gestão. No último levantamento, a agência subiu mais de 80 posições, entre todas as instituições da administração pública.

Entre as 11 agências reguladoras, somos a segunda em termos de IGG. Foram vitórias que se sedimentaram ao longo do tempo”.

Nery conta que a Antaq também vem investindo em intercâmbio com entidades internacionais, autoridades portuárias e instituições de ensino de referência internacional.

“Temos, por exemplo, um acordo de cooperação com a Fundação Valenciaport, e estamos encaminhando servidores para fazer cursos em um braço do Porto de Antuérpia, na Bélgica. A agência tem procurado se modernizar e acompanhar essa evolução do setor, para cada vez mais oferecer um serviço de qualidade à nossa sociedade”.

SUSTENTABILIDADE

De acordo com o diretor-geral da entidade, a preocupação com gestões sustentáveis também faz parte da autarquia federal. Prova disso é que, já em 2012, a Antaq lançou o Índice de Desempenho Ambiental (IDA), seguido por outras agências.

“Esse ano, realizamos um trabalho importante, um diagnóstico, uma avaliação dos impactos provocados pelas mudanças climáticas. Foi feito um levantamento em mais de 20 portos nacionais e, agora, estamos numa segunda fase, aprofundando esses diagnósticos em três portos: Santos, Rio Grande e Aratu. É justamente para recomendar medidas mitigadoras para atenuar riscos”, complementa Nery.












Fonte: A Tribuna

Comentários


bottom of page