O desafio para alavancar a instalação de indústrias de transformação na Baixada Santista e acelerar a criação de Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). Este é o eixo central do debate no Summit Porto-Indústria 2023, a ser promovido pelo Grupo Tribuna em Santos em 6 de julho. O evento contará com a presença de empresários dos setores industrial e portuário e autoridades como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
“O tema da discussão é a viabilidade de instalação de indústrias de transformação na nossa região para aproveitar a facilidade logística do Porto de Santos e, também, como viabilizar a criação das ZPEs. Qual é o papel dos governos Federal, Estadual e municipais nesse processo?”, indaga o diretor comercial do Grupo Tribuna, Demetrio Amono.
Ele ressalta que o encontro também será oportuno para conhecer “a visão da indústria e o que este setor vê como necessário para investir na Baixada Santista”. Exemplos do setor logístico e industrial serão utilizados nos debates, mostrando as dificuldades vivenciadas no dia a dia daqueles que atuam no segmento e as oportunidades de melhorias.
De acordo com Amono, um caso que ilustra bem a necessidade uma logística mais eficaz e o potencial industrial paulista é o de “uma montadora que importa peças da Coreia do Sul pelo Porto de Santos e transporta a carga até outros estados para montar carros, sendo que o principal mercado de consumo é São Paulo”.
Outro tema em pauta e de fundamental relevância na relação porto-indústria é o “escoamento da produção dessas indústrias por cabotagem, ou seja, o aproveitamento da navegação doméstica, pela costa brasileira, estimulando a redução de custos e a eficiência operacional”.
Alguns dos convidados já confirmados no Summit Porto-Indústria 2023 são o presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial e Portuário da Alemoa (AMA), João Maria Menano; o diretor-executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), Angelino Caputo; e o secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Bruno Orlandi.
Também participarão o diretor de Infraestrutura e Melhoria do Ambiente de Negócios do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Alexandre Messa; o diretor de Negócios da BYD Brasil, Alexandre Liu; o diretor de Logística da Minerva Foods, Adriano Rosa; e o presidente da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), André Cordeiro.
Agenda
Em 6 de julho, a programação do Summit Porto-Indústria 2023 terá início às 13h30, com o credenciamento dos convidados, seguido da abertura, com autoridades, às 14 horas. Às 14h30, o governador Tarcísio de Freitas, um dos principais incentivadores do fomento à infraestrutura no País, ministrará palestra.
Na sequência, a partir das 15 horas, ocorrerá o painel “Um porto exportador de commodities ou gerador de riquezas?”, que terá a mediação do organizador do encontro, o empresário e apresentador Maxwell Rodrigues.
Fonte: A Tribuna
Comments