Porto de Santos abre licitação para o VTMIS
- estivasantos
- há 27 minutos
- 2 min de leitura
Após 15 anos de planos e tentativas, o Porto de Santos irá implementar seu Sistema de Gerenciamento de Informações do Tráfego de Embarcações (Vessel Traffic Management Information System, VTMIS). A atual gestão da Autoridade Portuária de Santos (APS) destravou o projeto e publicou nessa sexta-feira, dia 18, o edital de licitação que permitirá a instalação do sistema de monitoramento de toda a área do porto organizado, um investimento que vai permitir maiores eficiência nas operações, segurança na navegabilidade e apoio no combate a ilícitos, como o tráfico de drogas.
Pacote
O sistema terá câmeras e estações em elevações, como na Ilha da Moela (Guarujá), e faz parte do pacote tecnológico da APS, que inclui o Sistema Integrado de Gestão Portuária (PMIS, na sigla em inglês), o Sistema de Sequenciamento de Navios, o Gêmeo Digital, a Rede 5G, o Smart Porto, o Aplicativo Porto de Santos, entre outras iniciativas em andamento.
Centro operacional
As imagens geradas pelo VTMIS serão apresentadas, em tempo real, num centro operacional na própria APS, que terá a capacidade de interagir com o tráfego de embarcações e responder a todas as situações, desde a aproximação dos navios até sua navegação por áreas de fundeio e pelo canal de acesso e a posterior atracação nos terminais, informou o gestor do VTMIS, Carlos Marden.
Pesquisa internacional
A alta produtividade operacional da Portos do Paraná – a Autoridade Portuária de Paranaguá e Antonina – tornou-se estudo de caso em um grupo de trabalho (GT) da Associação Mundial de Infraestrutura de Transporte Aquaviário (Pianc). No final do primeiro semestre, o colegiado entregou parte da revisão sobre as diretrizes de projetos para terminais marítimos de granéis sólidos, incluindo uma análise do corredor de exportação leste dos portos paranaenses.
Eficiência
O grupo reúne representantes de empresas e portos de diversos países. “Participamos de um ambiente técnico de relevância mundial, onde se discutem grandes projetos, e este grupo selecionou a Portos do Paraná pelas boas práticas portuárias e pela eficiência produtiva”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná e presidente da seção brasileira da Pianc, Luiz Fernando Garcia.
Normas técnicas
Os grupos de trabalho da associação pesquisam tendências e inovações no setor portuário e de transporte aquaviário, a fim de criar parâmetros internacionais para normatizar aspectos específicos da infraestrutura desses mercados.
Fonte: BeNews
Comments