Foram conhecidos nesta quinta-feira (23) os vencedores do Prêmio Antaq, oferecido anualmente pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Pela primeira vez, a homenagem foi feita no Porto de Santos, no terminal da Eldorado Celulose, junto com o Summit Antaq. A premiação nunca havia sido realizada fora de Brasília.
“A intenção foi também reconhecer as melhores práticas ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), que tem total relação com nossos arcabouços, agenda regulatória e estudos que temos promovido com relação à pauta ambiental nos portos brasileiros”, afirma o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery.
Santistas premiados
Dois representantes de Santos estiveram no pódio nas suas respectivas categorias: a Autoridade Portuária de Santos (APS) e o Terminal Exportador de Santos (TES).
A APS ficou na segunda colocação em Iniciativas Inovadoras. A premiação buscou incentivar as empresas reguladas pela Antaq que tenham adotado iniciativas socioambientais geradoras de melhorias institucionais que possam servir de referência para o setor.
“É uma grande alegria. Temos uma superintendência de meio ambiente que cuida de toda essa responsabilidade socioambiental, junto com a governança do ESG. É um zelo muito grande. Nesta semana, estive no Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental e recebemos algumas palavras que mostram que existe o reconhecimento da sociedade a esse zelo com a governança e o meio ambiente. A Autoridade Portuária fica muito contente com essa homenagem”, comenta o diretor de Desenvolvimento, Negócios e Regulação da APS, Eduardo Lustoza.
Já o TES ficou na terceira colocação em Conformidade Regulatória, subcategoria Arrendamento. A premiação foi destinada para os arrendamentos que, no quinquênio 2018-2022, melhor seguiram as regulamentações do setor, de acordo com o novo modelo de perfil de risco da fiscalização.
“Esse prêmio mostra o comprometimento com todos os quesitos regulatórios do terminal. Então foi um esforço grande do time, que é contínuo em todos os anos para estarmos sempre em aderência com essas obrigações”, afirma o diretor estatutário do TES, Guiherme Turziani.
No próximo ano, o Prêmio e o Summit Antaq serão realizados em novembro e longe da Capital Federal. Desta vez, a cidade do Rio de Janeiro será o palco dos debates.
Fonte: A Tribuna
Comments