O secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Bruno Orlandi, reiterou nesta terça-feira (18) ao Governo Federal, durante o 1º Encontro Porto & Mar 2023, o pedido de formalização de um convênio entre o Parque Tecnológico e a Fundação Cenep (Centro de Excelência Portuária de Santos) para formação de mão de obra qualificada no maior porto de América Latina.
“Reitero aqui para que a gente possa conveniar a Fundação Parque Tecnológico com o Cenep ou eventualmente com a própria Autoridade Portuária, no sentido de trazer as empresas portuárias para dentro da fundação para que a gente possa de fato desenvolver tecnologia. Nós acreditamos que há muito há se avançar porque a fundação consegue trabalhar nesse sentido”.
Orlandi complementou que “a Fundação Cenep tinha uma legislação federal e, num determinado momento, numa troca, acabou ficando sem essa figura legislativa. Ela tem municipal, mas federal, não. Eu queria saber se há a possibilidade de a gente retomar esse arcabouço federal”.
Em resposta a Orlandi, o secretário-executivo de Portos e Aeroportos, Roberto Gusmão, sinalizou de forma positiva para a proposta. “A capacitação vai ser uma prioridade”, afirmou. Ele disse também que tem a intenção de agregar ao projeto especialistas de uma faculdade de Roterdã, na Holanda. “A gente precisa chamar esse pessoal e, junto com a Fundação Cenep, abrir um curso”.
O secretário santista destacou que “as operações portuárias se desenvolveram muito, mas a mão de obra diminuiu na sua quantidade e, hoje, há uma necessidade imensa de qualificação”.
Tecnologia
O diretor da empresa T2S, voltada ao setor portuário, Ricardo Pupo, pediu um olhar especial das autoridades para a tecnologia. “Demora-se demais para entregar essas soluções (tecnológicas) e, por vezes, isso dificulta o desenvolvimento até por parte dos entes privados”.
Fonte: A Tribuna
Comments