Nos próximos dias 29 e 30 deste mês será realizado, no Rio de Janeiro, a Conferência Nacional de Direito Marítimo e Portuário, organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nacional e da seção do Rio de Janeiro. O evento reunirá profissionais da indústria marítima e portuária, com a finalidade de estimular a troca entre diversos players e stakeholders que movimentam a economia do mar.
O objetivo do evento é criar um diálogo entre o ponto de vista da indústria, autoridades, representantes e especialistas da academia e do Poder Judiciário para compartilhar suas ideias e soluções para os desafios enfrentados pela indústria marítima atualmente, passando por: infraestrutura marítima, navegação de cabotagem, apoio marítimo e interior, portos e terminais, direito do trabalho marítimo, ESG, arbitragem marítima, dentre outros.
A conferência vai ser sediada no hotel Fairmont Rio, em frente à orla de Copacabana. A programação já foi definida no site oficial do evento, onde serão debatidos os seguintes temas:
– Portos: modelos de exploração e as novas perspectivas para o Brasil.
– BR do Mar – Regulação na teoria e prática.
– Descomissionamento das plataformas e unidades offshore: desafios da regulamentação.
– A Logística Offshore – perspectivas e desafios.
– Relações de Trabalho: o trabalho portuário avulso e vinculado e o trabalho marítimo.
– Construção Naval: Sustentabilidade/Agenda IMO 2030 “Qual o futuro da frota descarbonizada?”
– O Direito Marítimo e Portuário e a especialização do judiciário (Varas e Câmaras Especializadas).
– Tendências da Arbitragem Marítima e Portuária no Brasil e no Exterior.
– O impacto do ESG na indústria marítima.
A Conferência Nacional de Direito Marítimo e Portuário tem a organização de Ingrid Zanella Andrade Campos, presidente da Comissão Especial de Direito Marítimo e Portuário do Conselho Federal da OAB e vice-presidente da OAB-PE, e de Godofredo Mendes Vianna, presidente da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e do Mar da OAB/RJ.
Fonte: BeNews
Comments