top of page

Santos Export vai debater investimentos

O Programa ZR News, que tradicionalmente todas as quintas-feiras é voltado ao setor portuário, com foco no Porto de Santos, debateu assuntos que estarão em pauta na edição 2023 do Fórum Santos Export, que será realizado nos dias 8 e 9 de maio. Os caminhos do complexo portuário santista, as concessões e questões de acesso foram discutidos no programa transmitido pela rádio Santa Cecília FM (107,7).


Ricardo Molitzas, presidente do Conselho do Santos Export e diretor-executivo do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) afirmou que algumas pautas já foram trazidas durante a primeira reunião do Conselho do Santos Export, realizada na última terça-feira (7).


“Os conselheiros criaram um problema bom. Dessa primeira reunião saíram 18 temas para a gente discutir. De uma forma mais concreta discutir a privatização (da Autoridade Portuária que administra o Porto de Santos), que não vai acontecer mais no modelo anterior. A questão dos acessos, porque o Porto depende muito do desenvolvimento dos acessos. A questão do Sistema Anchieta-Imigrantes. As ferrovias já temos mais ou menos resolvidas com a Fips (Ferrovia Interna do Porto de Santos)”, comentou.


Para Marcelo Sammarco, advogado e presidente do Conselho do Sudeste Export, a edição do Santos Export promete muito em relação aos temas que envolvem o cais santista, desde investimentos a concessões.


“O Santos Export tem um papel fundamental nas discussões do porto. Já sabemos que a desestatização está fora de cogitação, da estratégia do governo, mas todo esse processo trouxe uma curva de aprendizado muito grande e que não pode ser desprezada. A eficiência e competitividade do Porto de Santos passa muito pela questão dos acessos. Dragagem, balizamentos, tudo isso pode estar em um pacote de concessões futuras. E tem um fator que traz um molho especial pro evento, como o Governo de São Paulo, com o governador Tarcísio e todo seu conhecimento em logística e infraestrutura e olhar atento ao Porto de Santos. Temos uma Frente Parlamentar sendo construída, em nível estadual e federal. É um momento muito favorável”, disse.


Muitos dos assuntos voltados aos projetos e investimentos junto ao Porto de Santos são discutidos em diálogos com o Governo Federal, por tratar-se de uma autoridade pública federal. Entretanto, para determinados temas terão de ser debatidos com outras esferas das autoridades.


“É fato que existe a necessidade de debater investimentos de acessos com o Governo Federal, mas acessos rodoviários é uma pauta com o Governo do Estado. O assunto já chegou ao governador Tarcísio de que o acesso rodoviário tem que ser colocado como uma obra prioritária.

Estamos em um momento estratégico para começar o processo agora, para possivelmente ele ser concluído no exato momento em que o Sistema Anchieta-Imigrantes, na sua configuração atual, está chegando em sua capacidade e começando a dar problema logístico”, analisou o diretor de Redação do BE News, Leopoldo Figueiredo.


Outros temas


Outros assuntos debatidos pelo programa foram o adiamento por parte do Tribunal de Contas da União (TCU) do julgamento sobre a desestatização do Porto de Santos. A expectativa é que o tema volte à pauta da corte na próxima semana.


“Independentemente da postura do Governo Federal, esse é o papel do TCU. Recebeu o processo e agora vai concluir”, comentou Leopoldo.


Outro tema discutido foi o anúncio oficial da mudança de nome da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), que desde a semana passada passou a se chamar VPorts.


“Era um movimento esperado essa estratégia de branding ao assumir a concessão do porto, além da internacionalização da marca. O que faz todo sentido, porque a iniciativa privada quer atrair investimentos do capital privado e muitas vezes isso está no mercado internacional”, salientou Sammarco.


Santos Export


Todas as quintas-feiras, o ZR News, com apresentação do jornalista Zerri Torquato, é voltado para os assuntos portuários, além de ter o quadro Santos Export. O programa pode ser acompanhado também pelo portalbenews.com.br.





Fonte: BeNews


Comments


bottom of page