top of page

Santos vai lançar programa de incentivo a projetos tecnológicos

Visando a inovação e a tecnologia, Santos vai lançar no ano que vem um programa para incentivos em pesquisas e demais projetos voltados para startups e universidades da região da Baixada Santista (SP). O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, Rogério Santos (PSDB), durante a quarta edição do Inova Portos, maior evento de tecnologia portuária no Brasil, promovido pela Autoridade Portuária de Santos (APS) nesta semana.


Chamado de Inova Santos, o programa, segundo o prefeito, deverá ser lançado por volta da data de aniversário da cidade, no dia 26 de janeiro. A iniciativa visa a criação de startups que possam promover e desenvolver soluções para alavancar diversos segmentos, entre eles o portuário e aeroviário, a partir do Parque Tecnológico de Santos.


“São políticas para incentivar startups que tragam soluções tecnológicas para Santos nas mais diversas áreas, com recursos bancados pelo poder público municipal. Vamos criar um fundo de investimentos em tecnologia dentro do Parque Tecnológico”, revelou o chefe do executivo santista.


Segundo o prefeito, um dos motivos para a criação do programa é que as pesquisas realizadas por alunos e por empresas de diversos segmentos sejam colocadas em prática, transformadas em produtos para serem utilizados.


“O que eu vejo hoje é que as universidades têm como missão a formação, a extensão e a pesquisa. Mas a pesquisa feita, por falta de políticas claras, acabam ficando na prateleira, servindo para titulação, mas ela nunca é aplicada. Queremos criar um polo universitário, voltado para as atividades do Porto de Santos e do Aeroporto de Guarujá, assim como o Polo (Industrial) de Cubatão”, afirmou.


Recentemente, o prefeito e uma comitiva da Prefeitura, junto com representantes do Brasil Export, estiveram em Portugal, onde visitaram instalações portuárias e Parques Tecnológicos locais, conhecendo a estrutura e o desenvolvimento feito no país europeu.


Rogério Santos falou da parceria com algumas instituições, pensando no desenvolvimento e inovação da tecnologia, que poderão ser utilizados pela Administração Municipal.


“Estivemos no Parque Tecnológico de Aveiro (Portugal), e lá eles estão produzindo carros elétricos, drones… Produtos que certamente serão usados aqui. Drones subaquáticos são necessários para a batimetria do porto, batimetria do nosso programa de habitação no Rio São Jorge, nos canais. Por que não somos nós que desenvolvemos esses drones? São exemplos simples, pequenos em termos de tamanho, que não exigem grandes plantas e nem grandes investimentos e isso tem como fazer em parceria”, comentou.


Cidades vizinhas


O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, disse que é importante concretizar essa parceria com o município através do Parque Tecnológico e juntar outras cidades que possuem relação direta com o porto.


“É importante nós unificarmos essas boas cabeças, o pessoal que está destinado sob o estudo da tecnologia, implementação de inovações. Temos de ampliar essa parceria com os demais municípios vizinhos ao porto, onde vamos poder centralizar em um único local esses estudos”, afirmou.


Participaram da roda de debates o prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSDB); o diretor de Operações do Porto de Santos, Antônio Pádua de Andrade; o diretor de gestão e modernização portuária substituto do Ministério de Portos e Aeroportos, Luciano Braga; e o secretário de Comércio, Indústria e Negócios Portuários de São Vicente, Guilherme Guzzi.



























Fonte: BeNews

Comments


bottom of page