Stolthaven Terminals do Brasil, localizada no Porto de Santos, inaugurou no mês passado a própria planta de geração de nitrogênio, a primeira a operar em um terminal portuário no Brasil e a primeira da empresa a nível global.
Uma parceria com a empresa White Martins permitirá ao terminal um maior controle sobre a produção e segurança, reforçando a movimentação de líquidos nas instalações da companhia, localizada na Alemoa.
De acordo com a Stolthaven Terminals, a planta tem alto grau de automação e monitoramento remoto, que faz com que seja mais sustentável.
A nova planta promoverá uma redução de 80% na movimentação de veículos de abastecimento nas instalações do terminal, o que diminuirá o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de gases de efeito estufa.
O local está operando com mais de 50% da sua capacidade e, até o final do mês, deverá estar em pleno funcionamento.
Nitrogênio
O nitrogênio é um gás que atua como um estabilizador e equalizador de pressão, sendo fundamental no armazenamento, carregamento e descarregamento de líquidos nos terminais portuários. Antes do início das operações, a empresa adquiria o nitrogênio por meio de fornecimento externo.
Com a tecnologia de adsorção, a Stolthaven poderá gerar nitrogênio para abastecimento próprio, com níveis de pureza acima de 98%, cobrindo a maior parte da capacidade total de tancagem de 150 mil m3 de seu terminal em Santos.
Fonte: G1
Komentar