top of page

“Vamos seguir a rota com progresso”, diz ministro após apresentar novos secretários do MInfra

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, destacou nesta quinta-feira (2) a qualidade técnica dos secretários escolhidos para compor o primeiro escalão da pasta. “Com essa equipe nós vamos continuar entregando desenvolvimento, infraestrutura rodoviária, aeroportuária e portuária. Vamos seguir essa rota do progresso com ordem”, disse, durante cerimônia de apresentação dos novos integrantes do Ministério da Infraestrutura.

Foram apresentados o secretário-executivo do MInfra, Bruno Eustáquio; o secretário-executivo-adjunto do MInfra, Alan Lopes; o secretário nacional de Transportes Terrestres, Felipe Queiroz; o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Mário Povia; e o secretário substituto de Fomento, Planejamento e Parcerias, Rafael Furtado. “Estamos diante de servidores com mais de 10 anos de carreira e é uma satisfação trabalhar com um time técnico que faz parte da transformação desse país”, completou Sampaio.

Confira o perfil dos novos secretários

Bruno Eustáquio

Servidor efetivo da carreira de analista de Infraestrutura do Ministério da Economia, Eustáquio é engenheiro civil graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutor em tecnologia ambiental e recursos hídricos pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Universidade de Lisboa; além de especialista em políticas de infraestrutura pela Escola Nacional de Administração Pública. Também possui mestrado em tecnologia ambiental e recursos hídricos pela UnB e pela UFMG. Até abril, ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia.

Alan Lopes

De 1997 a 2002, atuou como engenheiro na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). É perito criminal da Polícia Federal concursado desde 2002, tendo chefiado como substituto o Serviço de Perícias de Engenharia do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal até 2019. Naquele ano, foi cedido pela PF ao MInfra, como assessor especial. De maio de 2020 a abril de 2021, retornou à polícia como diretor técnico-científico, até regressar ao Ministério da Infraestrutura para chefiar o gabinete do então ministro Tarcísio Gomes de Freitas.

Felipe Queiroz

Atua na infraestrutura desde 2014 – à época Ministério dos Transportes. Foi chefe da Divisão de Banco de Informações e Mapas da Secretaria de Política Nacional de Transportes até 2017. Também atuou como coordenador-geral de Informação da Secretaria Nacional de Transportes Terrestre e Aquaviário. Em 2019, tornou-se assessor e, em 2020, chefe de gabinete da Secretaria-Executiva do Ministério da Infraestrutura. Em abril de 2021, foi designado a secretário-executivo substituto, posto que assumiu com a nomeação do ministro Marcelo Sampaio. Graduado em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB), tem especialização em gestão pública com ênfase em projetos pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente, cursa o mestrado em economia na Escola de Economia da FGV-SP.

Mário Povia

Paulista de Osasco, Mário Povia é graduado em tecnologia operacional elétrica pela Universidade Mackenzie e bacharel em direito pela Universidade Paulista. É pós-graduado em administração de empresas e direito processual e do trabalho também pela Universidade Mackenzie, e em regulação de serviços públicos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Servidor efetivo da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) na função de especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários, Povia atuou como assessor da Superintendência de Portos, assessor técnico da diretoria, superintendente de Portos, diretor e diretor-geral da agência. Atuou, ainda, como presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de São Sebastião. Em 2020, assumiu o cargo na Companhia Docas do Rio de Janeiro.

Rafael Furtado

Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza e Mestrando em Logística e Gestão Portuária pela Universitat Politècnica de València. Ocupa as funções de diretor de Fomento e Desenvolvimento de Infraestrutura no Ministério da Infraestrutura; de membro suplente do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM); e de membro do Conselho de Administração da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ).






Fonte: MInfra

Comments


bottom of page