No dia 25 de setembro, uma grande conquista foi celebrada: o Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão e o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) assinaram a tão aguardada Convenção Coletiva de Trabalho 2024/2026.
Esse novo acordo representa uma verdadeira vitória para a categoria! Após 10 anos sem uma nova convenção, ele abre as portas para o registro de cerca de 500 trabalhadores no Órgão de Gestão de Mão de Obra de Santos (OGMO). Uma mudança histórica e transformadora para todos que há anos aguardavam por esse momento.
Os trabalhadores registrados têm a vantagem de escolher, com prioridade, as atividades diárias por meio da escala digital no site do OGMO, finalmente podendo desfrutar de uma condição mais justa de trabalho.
Embora o número exato de trabalhadores registrados dependa de um levantamento a ser feito pelo OGMO, essa conquista traz esperança para muitos que esperam por esse reconhecimento há mais de 30 anos. De imediato, 300 trabalhadores terão seus registros efetivados, enquanto os demais seguirão em lista de espera, com a expectativa de, em breve, conquistarem seu lugar.
E a luta não para por aí! Em seis meses, novas negociações serão retomadas para discutir melhorias como plano de saúde, normas disciplinares, programa de demissão voluntária e assiduidade. Uma nova era começa para os estivadores, repleta de oportunidades e avanços.
Comments