APS anuncia derrocagem e prevê edital do VTMIS ainda em maio
- estivasantos
- 15 de mai.
- 2 min de leitura
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, atualizou o cronograma de dois projetos importantes para o complexo portuário na quinta-feira (8), após a assinatura de um acordo entre a APS e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A derrocagem das pedras do canal do porto deve ser iniciada em junho. Essa é a primeira fase das obras de dragagem de aprofundamento, que vão aumentar o calado para 16,5 metros. A meta da APS é concluir essa obra até 2026.
Segundo estudo recebido pela autoridade portuária, a infraestrutura aquaviária do porto — que inclui canal de navegação, áreas de acesso e berços de atracação — tem 31 pontos com rochas que impedem o aprofundamento. O volume de rochas é estimado em 10 mil metros cúbicos.
Após a conclusão do aprofundamento para 16,5 metros, a APS pretende realizar obras para atingir 17 metros de profundidade, por meio da concessão do canal, prevista para 2026. A dragagem para os 17 metros deve ser finalizada no segundo semestre do ano que vem, de acordo com o presidente da autoridade portuária.
Pomini também afirmou que o edital para implantação do Sistema de Gerenciamento e Informações do Tráfego de Embarcações (VTMIS, na sigla em inglês) deve ser publicado até o fim de maio.
O VTMIS é um sistema eletrônico de auxílio à navegação, que permite o monitoramento ativo e em tempo real do tráfego aquaviário. Ele funciona como uma ferramenta de gestão e compartilhamento de dados, integrando grande volume de informações de dispositivos e sensores. O objetivo é garantir segurança e eficiência à navegação e às operações portuárias, preservar vidas humanas no mar e proteger o meio ambiente em áreas com alta movimentação de embarcações ou risco de acidentes de grandes proporções.
Fonte: BE News
Comentarios