Brasil busca investidores chineses para túnel Santos-Guarujá
- estivasantos
- há 2 dias
- 1 min de leitura
O projeto do túnel submerso entre Santos e Guarujá (SP) foi o principal destaque no primeiro dia da agenda do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, na China. Em reuniões realizadas na segunda-feira (12) com duas das maiores companhias chinesas de infraestrutura, a CCCC e a CSCEC, o ministro apresentou os detalhes técnicos e financeiros da obra, que, segundo o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), tem atraído interesse internacional.
Com leilão previsto para agosto e orçamento estimado em R$ 6 bilhões, o túnel Santos-Guarujá será o maior investimento em infraestrutura de transportes do Novo PAC. A estrutura terá 870 metros de extensão e 21 metros de profundidade. Segundo o ministério, a CCCC (China Communications Construction Company), que construiu os túneis submarinos da Baía de Dalian, de Shenzhen-Zhongshan e de Hong Kong–Zhuhai–Macau, já demonstrou interesse formal na obra brasileira.
“A cada dia o mercado asiático observa com mais atenção as oportunidades no Brasil. O túnel Santos-Guarujá é um exemplo disso: uma obra robusta, com forte impacto logístico e grande potencial de atrair investimentos estrangeiros”, afirmou Costa Filho.
A visita à China se soma ao roadshow realizado pelo ministro em abril na Europa, quando visitou empresas de Portugal, Holanda e Dinamarca especializadas em túneis submersos e grandes projetos de mobilidade.
A proposta do túnel é melhorar a mobilidade urbana e logística entre Santos e Guarujá, municípios separados por uma curta distância, mas que hoje dependem de travessias de balsas ou do trajeto rodoviário mais longo pelo sistema Anchieta-Imigrantes.
Fonte: BeNews
Комментарии