top of page

Obras do do Parque Valongo avançam com investimentos de R$ 15 milhões

  • estivasantos
  • 9 de jan.
  • 2 min de leitura

A BTP (Brasil Terminal Portuário), em parceria com a Prefeitura de Santos, investiu R$ 15 milhões na recuperação do Armazém 3 no Parque Valongo, empreendimento turístico do Porto de Santos (SP). O prefeito Rogério Santos (Republicanos) e o CEO da empresa, Cláudio Oliveira, visitaram nesta quinta-feira (7) o canteiro de obras para acompanhar o andamento dos trabalhos. A previsão de entrega do espaço acontece em abril de 2026.


O montante contempla a reforma completa do armazém histórico, a instalação de sistemas de climatização, tratamento acústico especializado, pele de vidro e toda a infraestrutura necessária para receber grandes eventos. O projeto inclui ainda o paisagismo da área externa e equipamentos de segurança.


O Armazém 3 ganha vocação específica para shows e apresentações musicais. O espaço comporta até 3 mil pessoas e recebe instalações apropriadas para palcos de grande porte. A configuração arquitetônica difere do Armazém 4, que abriga restaurantes e eventos gastronômicos.


“Esse espaço será justamente dedicado com acústica, com orientação, pele de vidro, onde a gente possa fazer grandes shows nessa área”, explica o prefeito Rogério Santos.


Parceria


A parceria entre a Prefeitura e a Autoridade Portuária de Santos (APS) viabiliza as etapas sucessivas do Parque Valongo. O modelo de cooperação já entregou o Armazém 4, dedicado à gastronomia e eventos culturais.


“Esse é um trabalho compartilhado, dividido, que a gente já teve no armazém 4, agora no 3 e futuramente nas outras etapas, que inclui o próprio terminal de passageiros”, detalha Rogério.

O prefeito ainda afirma que realiza vistorias mensais no canteiro de obras com o objetivo de identificar imprevistos e ajustar o cronograma quando necessário. As inspeções envolvem a empresa contratada e os representantes da APS.


Porto-Cidade


A revitalização do complexo portuário integra o projeto de recuperação do centro histórico de Santos. A passarela que conecta o Porto à cidade permite o acesso da população aos equipamentos culturais e gastronômicos. O espaço já recebeu festas de Natal, fim de ano e festas juninas, além de outros eventos.


“Temos tido bons resultados. O turismo é a nossa vocação e movimentamos bastante este setor, inclusive, batemos recorde de visitantes no município santista. É fundamental em uma cidade como a nossa termos entretenimento para a população”, ressaltou Rogério.


Futuro


Segundo o prefeito, as próximas etapas do projeto incluem a construção do terminal de passageiros. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) já aprovou o empreendimento, que aguarda o leilão do Tecon Santos. O novo terminal de passageiros surge junto com o novo terminal de contêineres na região portuária.













Fonte: BeNews

 
 
 

Comentários


bottom of page