top of page

OGMO Santos diploma 47 novos trabalhadores portuários da Estiva

  • estivasantos
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

O Órgão de Gestão da Mão de Obra do Trabalho Portuário do Porto Organizado de Santos (OGMO/Santos) realizou a diplomação de 47 novos trabalhadores portuários avulsos, que passam a integrar a categoria Estiva. Entre os formandos, três mulheres, aprovadas em um processo seletivo privado que envolveu diversas etapas de avaliação.


A cerimônia aconteceu na sede do OGMO/Santos e simbolizou o início de uma nova fase profissional para os trabalhadores, que agora passam a atuar no maior porto da América Latina. “A expectativa é muito grande. Estar hoje na estiva é um sonho, estamos falando do maior porto da América Latina”, afirmou o estivador Nilson Alves Nogueira dos Santos, um dos diplomados.


Segundo o diretor executivo do OGMO/Santos, Evandro Schmidt Pause, a diplomação faz parte de um processo contínuo de renovação da mão de obra portuária. “Hoje promovemos mais 47 novos trabalhadores portuários avulsos da categoria da estiva. Esse é um processo seletivo iniciado em 2024, que se soma à diplomação de outros 276 trabalhadores realizada no ano passado”, explicou. Ele destacou ainda que a iniciativa contribui para a oxigenação da categoria e para o fortalecimento das operações no Porto de Santos.


Em meio a dezenas de trabalhadores, a presença de três mulheres — Aline, Sabrina e Silvia — chamou a atenção e representou um avanço na inclusão feminina em um ambiente tradicionalmente masculino. Para Silvia Carlos Soares dos Santos, a conquista vai além da profissão. “A mulher pode ir muito mais além. Ela pode estar em todos os lugares e fazer o que quiser”, afirmou.


Já Aline de Jesus Barbosa destacou a importância do exemplo para as futuras gerações. “Tenho certeza de que a mulher pode estar onde ela quiser, com respeito, ética e integridade. É isso que eu ensino para a minha filha”, disse. Para Sabrina Ferreira da Silva, a diplomação trouxe a sensação de dever cumprido. “Valeu todo o esforço e tudo o que abrimos mão. É para mostrar que as mulheres podem chegar onde quiserem”, ressaltou.


Evandro Pause reforçou que o OGMO/Santos incentiva a participação feminina e trabalha para quebrar antigos paradigmas no setor. “É muito importante a presença das mulheres. Elas realizam o trabalho com tanta ou até mais qualidade do que os homens, e temos muito orgulho em receber essas novas trabalhadoras portuárias”, afirmou o diretor executivo.


A abertura das vagas ocorreu a partir de uma convenção coletiva firmada entre o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (SOPESP) e o Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão (SINDESTIVA).









































Fonte: BeNews

 
 
 

Comentários


bottom of page