top of page

Porto de Santos fecha dezembro com variação esperada e números melhores que em 2024

  • estivasantos
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

Em dezembro, o Porto de Santos registrou movimentação menor que em outros meses do ano, mas, mesmo sem o balanço oficial concluído, os resultados já superam os de anos anteriores. A expectativa da Autoridade Portuária de Santos (APS) é que 2025 feche com cerca de 186 milhões de toneladas, acima do recorde de 179,8 milhões alcançado em 2024.


Segundo a APS, a comparação é feita mês a mês com o mesmo período do ano anterior. Assim, mesmo com entressafra, chuvas e recessos, dezembro de 2025 deve consolidar novo recorde histórico.


“Se comparado a outros meses, [os números] podem ser menores, mas comparando dezembro de 2025 com dezembro de 2024, de 2023 e assim por diante, nós vamos bater recordes”, afirmou Edilberto Ferreira Beto Mendes, diretor de Operações da APS.


A grande atuação do comércio no Natal e Réveillon pode levar à impressão de que a movimentação de cargas deveria crescer em dezembro. No entanto, segundo a APS, os produtos destinados às festas chegam ao porto entre agosto e novembro, período em que os estoques do varejo são abastecidos.


Esse planejamento ocorre porque o trajeto dos navios pode levar meses até o desembarque. Por isso, em dezembro já começam a chegar outras cargas, como alegorias e insumos voltados ao Carnaval, exemplificou Mendes.


Entre os fatores que explicam a variação sazonal estão as chuvas, a entressafra agrícola e as férias coletivas. Como o porto movimenta principalmente commodities, o clima e o calendário da produção influenciam diretamente nos resultados.


“É natural que, no mês de dezembro, tenha algum processo de desaceleração, embora o Porto não pare”, afirmou.


Mesmo assim, o Porto de Santos segue ativo nos 365 dias do ano. As únicas interrupções acontecem em dois períodos de 12 horas: entre a noite de 24 e a manhã de 25 de dezembro, e entre a noite de 31 e a manhã de 1º de janeiro.


Tipos de carga


O Porto de Santos movimenta diversos tipos de carga, como contêineres, grãos, veículos e combustíveis. Mendes destacou que se trata de um porto multipropósito, pela variedade de operações realizadas.


“Nós estamos aceleradíssimos, vamos bater próximo de 186 milhões de toneladas nesse ano de 2025”, afirmou. O número supera o recorde anual de 2024, quando foram movimentadas 179,8 milhões de toneladas.


Segundo o diretor, o resultado de 2026 deve ser ainda maior, entre 195 e 200 milhões de toneladas. Ele explicou que produtos para o comércio varejista caem em dezembro, já que os estoques estão abastecidos, enquanto cargas como suco de laranja e combustíveis mantêm média anual sem grandes variações.











































Fonte: G1

 
 
 

Comentários


bottom of page