A Transbrasa, empresa do ramo logístico portuário de Santos (SP), chega aos 50 anos, nesta terça-feira (13), sendo reconhecida por sua inovação e qualidade nos serviços de armazenagem, como recinto alfandegado independente e de transportes, e apostando em projetos para o futuro.
Um deles é o segundo terminal de passageiros no Porto de Santos (SP) – a cidade conta com um terminal de cruzeiros junto ao cais, na margem direita, no bairro Macuco.
Idealizado há 20 anos, o projeto da empresa recebeu, em abril deste ano, deliberação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Este é o primeiro passo para tornar realidade o sonho de construir um terminal de passageiros na Ponta da Praia.
“São 50 anos de dedicação, muito trabalho que contribuiu para o crescimento do porto e da cidade de Santos. Nós, da família Transbrasa, nos sentimos gratos e orgulhosos por isso”, afirmou o diretor-presidente da Transbrasa, Bayard Freitas Umbuzeiro Filho.
O empreendimento que recebeu aval do órgão federal trata-se de uma Instalação Portuária de Turismo (IPTur), que está dentro do projeto Santos Vivo, idealizado há mais de 20 anos pelo grupo Transbrasa.
O diretor-presidente do grupo disse ao BE News, à época da aprovação, que a empresa entrou com pedido de requerimento junto à Antaq há cerca de dois anos e meio.
Bayard explicou que a ideia inicial do projeto era de que a cidade de Santos pudesse ter uma marina, visando atividades de lancha e turismo náutico. Com o passar dos anos, o projeto sofreu alterações até o seu desenho final, enfim, aprovado pela agência.
Segundo o executivo, uma vez que o Ministério de Portos e Aeroportos aprove o projeto, a empresa terá de realizar adequações para dar volumetria de tudo que será feito. E aí, sim, iniciar conversa com investidores interessados no empreendimento.
História
A Transbrasa nasceu em 13 de agosto de 1974, como uma transportadora. Sob gerência de Bayard Freitas Umbuzeiro Filho, a empresa expandiu seus negócios. Em 1977, ele assumiu a diretoria da empresa, sendo um dos principais responsáveis pelo seu crescimento.
No ano de 1980, Bayard Filho tornou-se proprietário. Desta forma, imprimiu à empresa a marca da inovação e do empreendedorismo. Hoje, o Sistema de Agendamento desenvolvido pela equipe de tecnologia da informação da Transbrasa é um exemplo, e foi referência para outras empresas e para a própria Autoridade Portuária de Santos.
Em 2012, a empresa expande suas atividades para um novo terminal na Alemoa. Em 2016, aperfeiçoou seus sistemas de integração e inteligência com tecnologias como internet das coisas e softwares avançados.
Fonte: BeNews
Comments